Design Brasileiro – Paulo Mendes da Rocha

Paulo Mendes da Rocha

Paulo Mendes da Rocha, um dos mais importantes arquitetos e urbanista brasileiro, assume uma posição de destaque a partir de um premio que recebeu em 2006 chamado Pritkzer, cuja titulo se refere à  arquitetura contemporânea em termos mundial .

Sendo ele um exemplo do pensamento estético caracterizado como a Escola Paulista, tinha como um lema a arquitetura “crua, limpa e clara”. Apresentava soluções formais  facilmente apreendidas e vistas como uma “verdade estrutural” da arquitetura.

Assinou importantes projetos arquitetônicos em São Paulo tais como o museu Brasileiro da Escultura (Mube), o pórtico da praça Patriarca, a reforma da Estação da Luz e o ginásio do Clube Paulistano.

No âmbito mobiliário, não deixou por menos, foi o criador da famosa Poltrona Paulistana que possui uma estrutura em aço flexível com assento e encosto por uma capa de couro ou tecido. A Paulistano foi também editada em pequenas series, e em 2009, entrou para a seleta coleção permanente do Museu de Arte Moderna (MoMa) em Nova York.

Em 1981, projetou um espreguiçadeira com chapa e aço. A Chaise Longue.

Segundo Paulo, “O que a arquitetura pretende é amparar as atividades humanas. São elas que vão fazer brilhar toda a cidade”. Vejamos alguns bons exemplos deste brilhante profissional.

Estação da Luz em São Paulo

Museu Brasileiro da Escultura em São Paulo

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Praça do Patriarca em São Paulo

Chaise Longue

Poltrona Paulistano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s