Apartamento em Belo Horizonte no Edifício JK por Marcelo Alvarenga

O apartamento do arquiteto mineiro Marcelo Alvarenga foi capa da última edição da revista Casa Claudia. Marcelo usou alguns móveis da São Romão, o resultado ficou super cool!

O arquiteto Marcelo Alvarenga se encantou por um apartamento de 68 m² no edifício JK, em Belo Horizonte, projetado por Oscar Niemeyerem 1952. Na reforma, atualizou os espaços criando móveis multiúso.

Detalhes da fachada e do painel de azulejos do edifício.

A estante de laca branca foi pensada para guardar livros, acomodar a TV e o aparelho de som. Além de funcionar como divisória com a cozinha, o móvel ajuda a manter a sala organizada. Execução da Aseli Planejados. Na sala, o sofá desenhado pelo proprietário tem braços revestidos de capacho para os gatos de estimação, Levi e Gandalf, arranharem. Poltrona Mole, de Sergio Rodrigues e mesas de centro da São Romão.

De MDF laqueado, o armário da sala (4,50 m x 60 cm, altura de 2,35 m) guarda documentos, roupas, objetos e malas. Note que orifícios substituem os puxadores e nichos abertos tiram da peça o aspecto de paredão. Perfurações associadas aos livros e enfeites à mostra dão movimento ao desenho do armário da sala. Junto à porta de entrada, o capacho vermelho embutido preencheu o vazio surgido com a remoção de alguns tacos. No quarto, o arquiteto assumiu a emenda na folha de revestimento da bancada, aplicando laca azul em uma extremidade da peça. Já que o corredor do prédio é bem arejado, o arquiteto projetou esta abertura ripada na porta de entrada para favorecer a ventilação cruzada no apartamento. Uma portinha pivotante fecha o recorte de 70 x 20 cm.

Quando chegou do antigo apartamento de Paulo André, companheiro de Marcelo, a cama não tinha cabeceira. O arranjo de quadros, um mix de imagens sagradas e profanas, cumpriu a função com estilo.

Note que a profundidade da estante é menor na face voltada para a cozinha (9 cm) do que na sala (32 cm). As prateleiras mais estreitas acomodam enfeites. O móvel ainda disfarça o pilar que restou da demolição de uma parede.

Portas de vidro aramado conferem leveza ao louceiro de laminado melamínico e evitam que pratos, copos e travessas fiquem expostos à poeira. A peça, fixada acima da bancada, mede 3 m x 40 cm, altura de 35 cm. Marcelo criou a área de serviço no espaço de 2 x 2 m, antes ocupado pela cozinha. Ela é oculta por este módulo, coberto de lambri de madeira, 50 cm mais baixo que o pé-direito (de 3 m) para assegurar a ventilação.

Combinação de copa e sala de jantar, este espaço ganhou uma mesa com tampo de vidro, desenhada pelo arquiteto, que contribui para a leveza visual.

Obras de arte e uma arandela compõem o arranjo de parede na lateral do sofá. A cadeira Paulistano, de Paulo Mendes da Rocha. Na coluna da estante, à frente, os círculos vazados nas prateleiras servem para os gatos escalarem o móvel e chegarem a um túnel sob uma viga. À direita, o módulo da área de serviço esconde geladeira e micro-ondas e acolhe vasos de plantas.

O arquiteto aproveitou que precisava alinhar uma viga com gesso e projetou um túnel para os gatos. Os felinos acessam a passagem por meio das estantes. Estratégicos, os recortes em formato de carinha possibilitam a limpeza.

No quarto, a bancada de trabalho acompanha os 3,10 m de extensão da janela e oferece apoio a objetos. Por ser apenas uma prancha de madeira, fixada nas paredes laterais, não obstrui a claridade natural.

Duas sapateiras embutidas na base da cama ajudam a aproveitar cada centímetro disponível no quarto. Seus casulos têm 70 x 35 cm, altura de 28 cm, e dispõem de uma porta que abre para baixo.

A prateleira do banheiro mescla charme e função. Montada com duas mãos-francesas de ferro, que o morador trouxe do Uruguai, e uma placa de vidro de 62 x 15 cm, organiza e deixa à vista os frascos de perfume.

Fonte: Revista Casa Claudia

3 Respostas

  1. Boa tarde,
    Gostaria do contato do departamento de compras para enviar nosso catálogo de produtos.
    Muito obrigada,
    Att,
    Miki Inoue

    7 de dezembro de 2011 às 17:40

  2. Bettina Engel

    Achei incrível e adorei cada detalhe…..

    15 de dezembro de 2011 às 11:21

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s