Rodolfo Dordoni

Aproveitando já que a tão esperada Feira de Milão _ Il Salone 2012 / esta chegando, resolvi já introduzir hoje um assunto da qual muita gente não sabe, e os que já sabem poderão conferir algumas curiosidades a mais sobre o grande nome por trás das câmeras: Rodolfo Dordoni.

Formado em 1979, logo no princípio de sua carreira foi responsável pelo importante cargo de Diretor de Arte e Imagem da empresa Cappellini Internacional.

Para quem não conhece, Cappellini é um dos mais importantes nomes no cenário do Design mundial.

A partir de todo seu talento, muitos produtos foram desenvolvidos e colaboraram para a identidade da marca. Sofá, mesas, cadeiras, que até hoje apreciamos estão na lista.

A partir daí, Dordoni iniciou sua carreira e desenvolveu inúmeros tipos de produto envolvendo-se até em utensílios como lâmpadas domésticas, sistemas de cozinha, acessórios para banheiro, objetos, tapetes e até interruptores.

Como designer, ele tem colaborado com mais de vinte empresas, entre elas, as mais conhecidas: Flos, Flou, Minotti, Rossana, Sarila, Venini, Bros, Arteluce etc.

Até mesmo no mundo da moda ele se envolveu. Nas lojas Dolce & Gabbana, ele é o responsável pelo design de interiores, o styling e os showrooms. Também marcou presença em espaços residenciais.

Junto a Zaniboni Luca e Alessandro Acerbi, formaram um estúdio chamado Arquitetos Dordoni, e se especializaram em arquitetura e design de interiores.

Dordoni transmite em seu trabalho um rigor formal, elegância, essencialidade e muita riqueza em detalhes. Sua assinatura pessoal é inconfundível.

É impressionante como seu projeto é comercial e ao mesmo tempo maravilhoso. Se pensarmos bem, é muito difícil alinhar essas duas “premissas”.

Para a conhecida marca Kettal de móveis para área externa, Dordoni combinou estruturas de alumínio, cordões trançados e muitas almofadas. Segundo ele, a proposta é tornar a peça leve, mas ao mesmo tempo acolhedora com cores naturais que “relaxam” a visão.

2012 promete! A São Romão, vai conferir as novidades e promete contar tudo ao longo dos dias da feira…..aguradem!

Dordoni para Driade / muita sofisticação e ousadia….referência no passado, e o contexto histórico do local contribui para esta “atmosfera”.

Agora para Kettal.

Para a Dolce Gabanna…..

Restaurant Zero em Milão, por sinal….

Rodolfo Dordoni Ray F1 Floor Lamp Small by Flos

Rodolfo para Montain / “what” cabinet.

e para fechar com chave de ouro / Rodolfo Dordoni para Monotti

Depois dessa difícil escolha de alguns de seus trabalhos, fica aqui uma observação:  Como que pode, um designer conseguir transitar tão bem em tantas marcas e estilos diferentes? como que será que ele consegue traduzir o pensamento e fazer acontecer um conceito para cada um delas? Ter o produto, a imagem, a produção, tudo ao mesmo tempo é uma tarefa muito díficil. A proporção que ele possuí em seus projetos é extremamente agradável e comercial.

Hoje, existem muitas “traduções” de seus produtos….

O design por trás de uma peça, tem sim um preço a ser pago….. e assim como Dordoni, muitos nomes são referência. Lembrando é claro, que o design Brasileiro não fica para trás!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s