Oscar Niemeyer
Além de um grande arquiteto, Oscar Niemeyer teve grande importância no cenário do design de móveis.
Seu interesse principal na estória foi expressar a importância de uma peça em relação à composição arquitetônica proposta. Segundo ele, os espaços destinados aos móveis são totalmente calculados, e caso haja mudança, todo o projeto é prejudicado. “Às vezes eles não estão de acordo com a arquitetura, o ambiente se faz sem a unidade que a gente gostaria, por isso comecei.”
Já em 1971, como um dos pioneiros da prática do design, Niemeyer movimentou e modernizou o desenho industrial no País. Seu primeiro desenho foi uma banqueta alta, e teve como maior colaboradora sua filha, Anna Maria Niemeyer.
Levando em conta todos os problemas que ele enfrentou ao iniciar sua produção no País, foi obrigado a desenvolver novos usos para os materiais que ele tinha em mãos. Levou a princípio como base o mobiliário sueco muito utilizado neste período.
A clássica frase do arquiteto: “ Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre sensual” o levou a concretizar vários sonhos, e com muitos estudos realizou curvaturas que pareciam impossíveis. Tanto na arquitetura como no mobiliário.
A madeira prensada foi sua maior aliada. A partir dos estudos feitos com ela, novos sistemas construtivos foram realizados e desta forma novas formas também.
Em uma de suas principais peças, a poltrona Easy Chair uma madeira é fixada ao centro do assento de onde saem seus dois pontos de apoio, garantindo assim o equilíbrio da peça. Nela podemos experimentar uma curvatura dificilmente encontrada nas peças de design que existem por aí.
Como já sabemos, Oscar assinou uma série de móveis e utilizou em seus próprios projetos pelo mundo a fora.
Hoje os móveis são reeditados, e estão exclusivamente em algumas lojas pelo Brasil.
A São Romão, com orgulho é um dos representantes.
Hoje, só para refrescar a memória, vou colocar alguns ambientes que utilizaram
Residencia por Juliana Boachat e Patricia Nicácio / móveis São Romão.
Mostra Black – João Armentano
Ambiente Carico.
Ambiente Fernanda Marques
Deixe um comentário