Hugo França.

P1000943

Hoje é dia de HUGO FRANÇA.
Nosso artista brasileiro é um gaúcho formado em Engenharia Operacional de Produção pela PUCRS. Hugo vem desde 1980 desenvolvendo técnicas de montagem, logística e transporte das obras que ele assina com a madeira pequi vinagreiro. Também usada pelos índios pataxós para fazer canoas são madeira centenárias totalmente resistentes, que podem ser utilizadas em ambientes externos.
Com todo seu bom gosto o design faz um belíssimo paralelo entre o meio ambiente e arte e com suas peças e por isso ganhou notoriedade internacional.
Hugo na verdade é um grande interpretador das formas da natureza e em sua intervenção artesanal produz peças únicas e exclusivas.
O desejo do design de dar uma segunda chance a este material tão nobre que é a madeira morta pela ação irresponsável do homem é o grande motivo que o leva a produzir tais peças.
Seu grande amor pela madeira o torna uma pessoa consciente a não desperdiçá-la, e reaproveitá-la sempre da melhor forma possível. A sua fabricação acontece a partir da utilização de resíduos florestais de constantes buscas nas matas da região de Trancoso (BA) aonde Hugo já viveu por 15 anos. As raízes, troncos ocos, toras maciças e galhos podem ser utilizados e transformados em objetos únicos.
Muitas dificuldades ocorrem no processo de transporte, pois a matéria-prima é extremamente pesada. Os primeiros cortes precisam ser feitos no local mesmo aonde a árvore é encontrada.
As árvores centenárias é a grande inspiração do artista em criar essas peças reconhecidas e admiradas por todo o mundo. As rachaduras, marcas de queimada, e da ação do tempo são incorporadas a solução final da peça. Segundo Hugo, sua maior intenção é incorporar o convívio desta árvore ao convívio humano harmoniosamente.

A São Romão, com muito orgulho é representante oficial do Atelier Hugo França. Em breve algumas peças estarão na loja, e hoje as fotos abaixo representam o seu trabalho, mas lembramos de que cada peça é ÚNICA. Todas elas vêm com o certificado de autenticidade, o nome do cliente e um termo de restauro.
Além de tudo isso, Hugo é uma pessoa engajada socialmente. Recentemente aceitou o convite de prefeitura de Nova York para produzir o mobiliário urbano na cidade que é vista como ditadora de moda no mundo.

As fotos abaixo é uma seleção de algumas de suas peças na revista Wall Paper fala sobre a exposição na galeria R 20th Century em Nova York.

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.wallpaper.com/design/hugo-fran231a-at-r-20th-century-gallery/5463&prev=/search%3Fq%3Dhugo%2Bfran%25C3%25A7a%2Bna%2Br%2B20th%2Bcentury%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26qscrl%3D1%26rlz%3D1T4WQIB_pt-BRBR519BR525%26biw%3D1366%26bih%3D641&sa=X&ei=jxI1UZiuNIWs9AS1rIHoBg&ved=0CGMQ7gEwCA

e o vídeo sobre seu trabalho….é muito interessante!

http://www.youtube.com/watch?v=Z4L5e7ZzNiY

0908_ZOM_11_replace

5-27-hugo

eco-furnishings-2_7SCmc_7071

expo_hugo_franca_01

hugo-franca-work

hugo-franca-design-de-moveis-em-madeira

tumblr_lxm5w2gGP41r1ojet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s